Inovações bem sucedidas de RH

Falamos muito sobre inovação em RH, afinal, a maior parte da tecnologia de RH tem como objetivo inovar os sistemas e processos de RH existentes. Como tal, existem muitos exemplos de funções de RH que foram inovadas (parcialmente) com sucesso.

O que é inovação em RH?

A inovação em RH é a implementação de novas ideias, métodos e tecnologias para melhor atender aos requisitos em evolução da organização e de sua força de trabalho. Trata-se de antecipar necessidades e circunstâncias futuras, em vez de simplesmente encontrar uma resposta a uma situação atual em mudança.

Inovação de recrutamento

Bom recrutamento é essencial para o sucesso de toda organização. Talvez seja por isso que vemos muitas tecnologias inovadoras nessa parte do RH. Há uma solução para cada parte do funil de recrutamento:

Anúncios de trabalho

Quando se trata de inovação em RH, os anúncios de emprego provavelmente não são a primeira coisa que vem à mente. Agora, a tecnologia de escrita aumentada torna possível prever se um anúncio de emprego (ou qualquer outro tipo de texto) escrito ou não lhe dará o resultado desejado.

Para poder prever se um trabalho voltado para um determinado tipo de candidato atrai ou não esse tipo de candidato, a tecnologia usa o aprendizado da máquina e a análise preditiva.

Por exemplo, se você quiser ter certeza de que seu trabalho não descartará candidatas do sexo feminino, o uso de tecnologia de escrita aumentada ajudará você a aumentar suas chances de obter um resultado desejável.

Abastecimento de candidatos

Publicidade de emprego programática é algo que estourou no endomarketing (como tantas outras coisas). É o posicionamento automatizado e direcionado dos anúncios de emprego.

Os recrutadores podem especificar exatamente quais características, habilidades e dados demográficos estão procurando em um candidato. O software garante que o trabalho seja exibido para as pessoas certas, na plataforma certa e na hora certa.

A inovação está – entre outras coisas – no fato de que recrutadores e gerentes de contratação não precisam mais selecionar manualmente os quadros de empregos (ou plataformas de mídia social) e publicar anúncios de emprego. Também aumenta significativamente o alcance do recrutador.

Como tal, a publicidade programática de emprego pode, por exemplo, reduzir o custo por aplicativo de uma organização e reduzir seu tempo por contratação.

Chatbots

É difícil mencionar os chatbots em um artigo sobre inovação em RH. Enquanto o chatbot nada mais é do que um software – às vezes alimentado por inteligência artificial – ele pode cuidar de inúmeras tarefas. Pense em terceirizar, selecionar e agendar candidatos, por exemplo. Muitos chatbots também têm recursos de processamento de linguagem natural (NLP) para que eles possam ‘entender’ a linguagem humana.

Embora você possa pensar que o uso de um chatbot impacta negativamente a experiência do candidato, ele pode, na verdade, ser um verdadeiro impulso para sua experiência e satisfação. Por quê? Bem, porque um chatbot nunca está fora do escritório, por exemplo. Enquanto nós vamos para casa à noite e durante os fins de semana, o chatbot é capaz de responder às perguntas dos candidatos literalmente a qualquer momento.

Pré-seleção

A tecnologia de pré-seleção permite que as organizações contratem de forma seletiva – e para trazer pessoas a bordo que agregam valor. Como tal, a contratação seletiva é a melhor prática de recursos humanos que pode aumentar o lucro de uma empresa. O software de avaliação pré-contratação já percorreu um longo caminho. Não é mais necessário passar manualmente por dezenas – às vezes até milhares – de currículos para fazer uma seleção inicial; Existem várias soluções por aí que podem fazer o trabalho pesado para você. Pense em uma plataforma de multi-avaliação baseada em AI, por exemplo.

Resumindo: os candidatos passam por uma experiência on-line que lhes dá uma visão realista do trabalho – e a organização para a qual eles trabalharão uma vez contratados. Enquanto os candidatos fluem através das avaliações, os dados são coletados com base em suas ações e respostas. Esses dados permitem que um algoritmo faça previsões sobre a adequação do candidato para o trabalho. Recrutadores podem usar essas informações baseadas em dados para tomar decisões de contratação.

Terceirização para empresas especializadas.

Essa inovação já nem é mais tão nova, mas a revolução que causou no mercado é inegável e está até hoje reverberando. O RH de uma empresa é muito mais do que a contratação de pessoal. Esse trabalho intenso e maçante deve ficar com quem não só é especializado, mas que se dispõe a fazer apenas isso. Empresas que acompanham passo a passo o futuro do mercado de recrutamento e seleção, como a nossa!

Tem dúvidas? Entre em contato com a Kaizen Talentos Humanos!

(Parcialmente traduzido do inglês).