Todo mundo que deseja entrar no mercado de trabalho ou almeja uma recolocação passa pela necessidade de elaborar um currículo profissional. Um currículo deve conter o histórico laboral do candidato, revelando a sua experiência e as suas habilidades.
Para saltar aos olhos do recrutador, muitos têm inventado mil “modas”, o que, de certa forma, já mostra a capacidade criativa e inovadora de quem está buscando uma vaga. Mas é importante considerar que todo headhunter precisa colher certas informações que não podem faltar em um currículo. Portanto, seja criativo mas não se esqueça do básico.
A seguir, listaremos seis itens que não devem ser desconsiderados quando você elaborar o seu currículo.
1. Layout
Currículos elaborados em editores de textos devem seguir um layout (formato) que favoreça e privilegie as informações relevantes. Destaque os títulos e subtítulos alterando o tamanho das fontes (tipos de letras), dando-lhes negrito. Evite usar fontes diferentes em um mesmo texto. Não recomendamos também a escolha de fontes incomuns e de difícil leitura. Fontes cursivas são para cartas, não para este tipo de documento. Por isso, recorra às fontes mais comuns, como: Times New Roman ou Arial.
Você já ouviu aquela máxima que diz “o menos é mais”? Pois bem, há pessoas que querem inovar tanto que acabam se prejudicando. Existem muitos recrutadores que desconsideram um currículo só pelo formato estranho. Currículos com visual moderno e arrojado são mais indicados para designers, publicitários, profissionais de marketing e afins. Profissões que não têm a criatividade como ponto forte devem seguir padrões. Currículo é currículo.
2. Tamanho
Recrutadores costumam receber centenas ou milhares de currículos para uma vaga. Imagina se eles tivessem que ler pilhas e mais pilhas de currículos de várias páginas? Portanto, procure condensar as informações mais importantes em uma página, no máximo duas. Se ele se interessar pelo seu currículo, com certeza, o chamará para uma entrevista visando conhecê-lo melhor. Então, nesse momento, você poderá fornecer a ele informações mais precisas, mas, por favor, espere que ele lhe peça ou pergunte.
3. Experiências
Ao relacionar suas experiências profissionais, inclua não só o cargo que ocupou, mas suas habilidades e competências, enumerando suas atribuições e, principalmente, os resultados que alcançou. Valorize-se com números (p.ex.: meu trabalho contribuiu para um crescimento de 35% de lucro no último ano). Não se esqueça também de incluir os prêmios e reconhecimentos obtidos em trabalhos anteriores ou em associações profissionais.
4. Escreva corretamente
A pior coisa que pode acontecer é um recrutador se deparar com um currículo mal escrito. Ele o rasgará na hora. Portanto,esteja atento ao que você escreve. Faça revisões, peça para alguém capaz ler e avaliar. Além disso, é importante ser capaz de ir direto ao ponto, sem rodeios. Diga o que precisa ser dito sem prolixidade.
5. Pretensão Salarial
Este é o grande terror dos candidatos. Muitos questionam a necessidade dessa informação. Acham que os selecionadores querem apenas medir o mercado. Na verdade, esta pergunta serve para perceber o quanto o candidato conhece de sua área. Por isso, mencione valores somente quando for expressamente pedido. Mas não invente cifrões. Faça uma pesquisa antes. Procure conhecer o segmento pretendido e quanto um profissional nessa área ganha.
6. Palavras-chave
Utilizar palavras pertinentes à área de atuação e às características profissionais são de extrema importância, principalmente quando o candidato disponibiliza o currículo na internet. Com as palavras-chave certas para uma determinada área, o currículo se destaca. Hoje em dia, muitas empresas recorrem a ferramentas de busca que cruzam os cadastros e selecionam os currículos mais adequados ao perfil procurado.
Em geral, as empresas delimitam o perfil dos profissionais seguindo critérios básicos como idade, cargo almejado, formação técnica ou acadêmica, idiomas e cursos específicos. Escolha palavras-chave que resumam seus conhecimentos, suas habilidades e, principalmente, recorra aos jargões relacionados diretamente à sua área de atuação do profissional.