Aprenda a produzir mais sem ter que trabalhar mais

Produtividade é a chave do sucesso. Saber aproveitar o máximo do tempo e do esforço empreendido, conseguindo resultados altamente satisfatórios, é o que todos os empreendedores precisam e desejam.

No entanto, a maioria dos empreendedores não sabe como ser realmente produtivo. Perdem muito tempo com distrações ou com a execução de tarefas que, no fundo, não trarão grandes benefícios ao propósito principal, isto é, a META.

Geronimo Theml, uma das principais referências em coaching e produtividade no Brasil, em seu livro Produtividade para quem quer tempo, diz que “é muito comum a pessoa acordar de manhã focada, passar o dia em frente ao computador ou no smartphone respondendo e-mails e mensagens de Whatsapp, pagando contas, retornando ligações e, quando percebe, já anoiteceu e sente que o dia voou e não fez nada.”.

Os avanços tecnológicos, principalmente, aqueles voltados à conectividade, auxiliam por demais o mundo de hoje, tornando-o menor. Somos vizinhos de todos.

Nunca na história da humanidade tivemos tantas facilidades como hoje em dia, mas os benefícios obtidos trazem consigo alguns terríveis malefícios, e o principal deles é o da distração, ou seja, a perda de foco.

Apesar de não termos os recursos incríveis de cálculo de um computador, como sua rapidez e lógica, nós, homens, somos dotados de um fator diferencial que é a CRIATIVIDADE. E é exatamente este fator que nos permite desenvolver um recurso inusitado para aproveitarmos ao máximo nossos esforços e nosso tempo, tornando-nos mais produtivos.

Como assim?

Técnica inusitada para aumentar nossa Produtividade

Todos nós temos a capacidade natural para lidar com eventos no presente. Nosso cérebro está preparado para gerar respostas imediatas a situações diversas ocorridas em um determinado momento, que é o AGORA. No entanto, quando lidamos com o futuro, ele não consegue prever às diversas circunstâncias que envolvem um específico evento, pois falta-lhe tangibilidade, o que resulta em falta de foco.

Vou dar um exemplo para você entender melhor: Você se inscreveu em um concurso público para trabalhar na empresa dos seus sonhos. No entanto, as provas só ocorrerão daqui a seis meses ou mais. Você sabe que precisará se preparar para elas e que a concorrência é muito grande, mas como a data está distante, você não consegue focar todos os seus esforços para se preparar adequadamente. Distrai-se com facilidade até chegar às vesperas da prova. E nesta ocasião, sente-se angustiado por achar que não está em condições de tirar boa nota. E pensa: “Ah… se eu tivesse aproveitado melhor o meu tempo!” “Ah… se eu tivesse estudado mais!”.

Como lidar com esta situação? Como se tornar mais produtivo e tirar o melhor proveito de tudo?

Há uma técnica inusitada para aumentar seu foco e, consequentemente, sua produtividade.

Primeiro, devemos fazer escolhas conscientes com relação ao que desejamos. Devemos saber responder a questão: onde realmente quero colocar minha atenção?

Uma vez feita esta escolha, respeitando, é claro, nossos limites, vamos trabalhar nossas energias para que se concentrem naquilo que queremos.

Detalhe: este procedimento é uma estratégia de gerenciamento de tempo. Devemos listar ações específicas relacionadas ao que queremos. Quanto menor for a lista, mais chances de sucesso. Portanto, nada de criar um ckecklist que envolva tudo que você precisa fazer no seu dia. Determine o tempo que você dedicará às suas ações para alcançar seu objetivo e neste tempo não pense em outra coisa.

Segundo Daniel Goleman, autor do livro Foco – a Atenção e seu papel fundamental para o Sucesso, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo – se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos. Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho. Foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano. Foco traz um olhar inovador sobre o segredo para o alto desempenho e a realização e mostra como a atenção tem um papel fundamental para o sucesso.

Pois bem, continuando o exercício da técnica inusitada, tendo aprendido a importância de dar a devida atenção ao que queremos (e trabalhar esta atenção para que ela seja sempre fortalecida e não atrofiada), vamos agora, com criatividade, imaginar que o que queremos é URGENTE.

Vamos enganar nosso cérebro, informando-o que precisamos tomar atitudes com urgência pois o prazo que temos é curto.

Como fazer isso?

Criativamente, imagine que você precisa cumprir etapas diversas no processo de aprendizado. E que amanhã será o dia da prova para um determinado assunto que consta no edital do concurso (estou utilizando o exemplo dado para você entender melhor).

Peça a alguém que amanhã lhe peça notas sobre o que você aprendeu hoje. Ou então, amanhã você terá que escrever uma redação sobre o assunto estudado.

Saiba que seu cérebro é burro e ele irá cumprir o que você determinar. O objetivo do seu cérebro é manter condições ideais de sobrevivência. Por isso, você deve alimentá-lo com informações de urgência e necessidade de superação. E ele saberá lidar com tais situações, em prol dos seus objetivos. Napoleon Hill chama este recurso de enganar o cérebro de autossugestão. E funciona mesmo!

Importante: o volume de conhecimento adquirido deve ser sempre elevado, para que seu esforço seja hercúleo. Agir diferente disso é dar um tiro no pé, pois seu cérebro tende à mediocridade, ao menor esforço. Lembre-se que ele está programado naturalmente para a sobrevivência, e isso significa que ele quererá acomodar-se em uma zona de conforto, pois deseja estar concentrado nas tarefas automáticas e cotidianas. Ser exigido além do normal gera um esforço que lhe poe em risco.

Conclusão

O segredo da produtividade é o foco que damos ao que queremos, considerando a urgência e a nossa extrema necessidade. Devemos saber escolher onde colocar nossa atenção. E eliminar toda e qualquer distração que nos prejudique. Agindo assim, conseguiremos trabalhar menos e produzir mais. Conseguiremos aproveitar melhor o nosso tempo e, consequentemente, promover mais qualidade de vida.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a ser um melhor profissional. Desejamos sucesso para você em todos os seus empreendimentos.

Este artigo foi escrito por Aldo Marques, coach, idealizador do programa Vencer Agora, analista comportamental de assessment DiSC, colaborador do site Kaizen Talentos Humanos.