Busca por emprego: Fazer de forma independente ou investir na recolocação?

De acordo com a pesquisa feita pelo DIEESE (Departamento Sindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o brasileiro leva, em média, 9 meses até encontrar uma nova vaga. Isso se deve ao fato de que as dinâmicas da busca por um emprego mudaram muito com o avanço da Internet e das redes sociais. Por exemplo, no início dos anos 2000 as vagas eram ofertadas diariamente em classificados de jornais, atualmente você as oportunidades são divulgadas em tempo real e em diversos canais digitais (LinkedIn, Sites de Empregos, Redes Sociais…). Esse e outros fatores muitas vezes causam confusão aos candidatos que se acostumaram a procurar um emprego da maneira tradicional, o motivo pelo qual o tempo da busca se torna maior.

Uma opção para quem quer diminuir esse tempo de espera é o serviço de assessoria de carreira e recolocação profissional. Ambos os serviços são feitos não apenas para buscar uma nova vaga, mas assegurar que o candidato encontrará uma vaga compatível com o seu perfil. Esse serviço vale não apenas para quem está desempregado, mas também para quem busca mudar de carreira.

 

Mas o que essas empresas fazem exatamente?

 

  • Oferecem apoio e orientação;
  • Fazem análise e revisão de carreira profissional;
  • Auxiliam no planejamento de estratégias para divulgação no mercado;
  • Ensinam elaborar currículo diferenciado;
  • Orientam para a participação de processos de seleção.

 

Quais são as vantagens?

 

Quando você decide deixar a sua recolocação profissional nas mãos de quem entende do assunto, as chances de desenvolver uma carreira bem-sucedida são muito maiores. Os profissionais são capacitados para te passar a melhor orientação e têm domínio e conhecimento de técnicas específicas para o seu caso, além disso a consultoria te direcionará para os lugares mais certeiros para que você se recoloque, sem que precise “sair atirando para todos os lados”, perdendo tempo e dinheiro em entrevistas e descolamentos que não trarão retorno e nem pagando caro por um perfil em sites de emprego, por exemplo. O tempo de espera também diminui bastante, em média ao contratar o serviço, o candidato pode ser recolocado em média em até 3 meses.

Lembre-se: Ao contratar qualquer tipo de consultoria de recolocação profissional, é importante checar a idoneidade da empresa, uma pesquisa em redes sociais e sites como Reclame Aqui são capazes de livrá-lo de diversas dores de cabeça futuras. Confira também se os profissionais possuem a certificação e a experiência necessários para desenvolverem o trabalho com você. É fundamental que você se atente a esses detalhes, pois estará investindo a sua carreira nisso.