Como as mídias sociais podem ajudar a sua carreira

Uma carreira bem-sucedida é o objetivo final de praticamente todos os profissionais. Afinal, se você se esforçou para estudar, garantir um bom emprego e conquistar novas oportunidades, o esperado é que você tenha o controle da sua carreira e alcance todos os seus objetivos. E isso pode ser alcançado com o auxílio das mídias sociais.

Ninguém mais duvida da capacidade das mídias sociais de contribuirem para o estreitamento das relações entre pessoas no mundo inteiro. É altíssimo o número de pessoas que se encontram cadastradas e utilizando alguma rede social. A principal delas ainda é o Facebook, com aproximadamente 1,800 bilhão de pessoas acessando a plataforma, pelo menos, uma vez por mês. Um em cada dois habitantes da Terra com acesso à internet está na rede.

Facebook no BrasilEste novo hábito do ser humano, é claro, atinge e interfere no contexto profissional. Cada vez mais negócios ocorrem no ambiente virtual e, é óbvio, que o networking trataria a questão das recolocações e avaliações do mercado.

Entre as redes sociais que favorecem a conversa sobre business e outplacement, o LinkedIn é a preferida.

Elaborar um perfil adequado é fundamental para estabelecer uma imagem forte, inclinada aos serviços próprios de especializações. Mas, tão importante quanto o perfil, é trabalhar o personal branding nas interações.

O ambiente virtual não perdoa. Tudo registra e tudo divulga. Portanto, ser contraditório é colocar uma faca no próprio pescoço.

A palavra de ordem é interação, isto é, participar, contribuir, mostrar interesse e conhecimento. Não basta publicar seus próprios posts e esperar que as pessoas curtam e os compartilhem entre seus contatos. Importante é estar presente nos grupos e colaborar para que a troca de informações seja rica e produtiva.

Veja a seguir 4 dicas essenciais para extrair o melhor das redes sociais em prol de sua carreira:

1. Estabeleça e mantenha bons contatos

Seja daqueles que mantêm amizades de longa data. Cultive seus relacionamentos, não somente no ambiente virtual como no real.

Se você trocar de emprego ou for promovido, mantenha contato com seus antigos colegas. Dessa forma, você será conhecido na sua área e poderá garantir futuras oportunidades.

2. Tenha um objetivo claro no uso das Redes Sociais

Não desperdice oportunidades nem queime sua imagem (sua marca pessoal e profissional) usando indevidamente as redes sociais. Seja transparente e coerente com seus propósitos de carreira.

networking é fundamental para o seu crescimento profissional, portanto, entenda que suas ações são vistas e avaliadas a todo momento e em qualquer lugar.

Busque associar-se a pessoas que pensam como você e queiram os mesmos objetivos.

3. Pesquise e interaja

Procure conhecer as empresas e pessoas que se destacam na sua área. Procure estar próximas delas.

Peça para fazer parte do rol de contatos dessas pessoas e interaja frequentemente com elas, comentando suas publicações e fornecendo sua opinião. Esta é uma das formas mais fáceis e adequadas para chamar atenção sobre si.

Nas páginas das empresas, faça perguntas e comente as publicações corporativas. Expresse sua opinião claramente e, é claro, com um português correto e objetivo.

4. Sonhe grande e aja objetivamente

Avalie se seus objetivos são plausíveis. Peça ajuda de profissionais qualificados. Escolha alguém para ser o seu mentor e divida as suas metas com ele para que ele trace, com você, uma estratégia adequada. Sonhe grande mas aja em etapas, de forma constante e determinada. Persevere, lute, não desanime e supere-se. Você só tem a ganhar.

Bem, é isso! Seguindo estas dicas, acreditamos, você trilhará um excelente e maravilhoso caminho. Tenha fé, foco e força. E precisando de nossa ajuda, saiba que estamos à sua disposição.