Dicas para entrevista de emprego

Processos seletivos as vezes nos deixam nervosos, principalmente se é a sua primeira entrevista, o que nos deixa propensos a cometer pequenos erros que podem nos custar a vaga. Pensando nisso, o texto de hoje traz 10 dicas para ir bem nas entrevistas de emprego:

 

  1. Tom de Voz

Quanto estamos nervosos, é natural aumentar ou diminuir muito o nosso tom de voz. Atente-se a essa questão, fale no tom normal e firme para que você não pareça agressivo/eufórico ou inseguro.

 

  1. Gírias

O uso de gírias é expressamente proibido em entrevistas de emprego, pois demonstram muita informalidade.

 

  1. Roupas muito chamativas ou desleixadas

A apresentação do candidato é importante, pois é a primeira impressão que o entrevistador terá de você. Roupas com muitas estampas, cores muito berrantes ou rasgadas e amassadas não são bem vistas pelos recrutadores. Procure manter um visual básico e arrumado.

 

  1. Transmitir desinteresse

Nunca exiba desinteresse sobre a perda do último emprego (se for o caso) ou sobre a vaga que está disputando.

 

  1. Estude sobre a empresa em que quer trabalhar

Uma pesquisa na Internet deve fornecer todos os dados necessários para você poder formular uma boa justificativa do porquê você gostaria de trabalhar na empresa.

 

  1. Evite gesticular demais

Mexer muito os braços ao falar ou passar a mão nos cabelos ou no rosto o tempo todo passa a sensação de nervosismo.

 

  1. Cuidado com erros de português

Ao falar, todo cuidado é pouco com o bom português. Erros crassos podem desqualificar o candidato automaticamente.

 

  1. Estude as perguntas mais comuns

“Por que você se interessa em trabalhar na empresa? ”, “Quais são seus pontos fortes e fracos? ”, “Do que você mais se orgulha? / Quais são suas maiores conquistas? ” e “Onde quer estar em 5 anos? ” são perguntas que normalmente serão feitas durante as entrevistas, então tenha em mente respostas diretas para elas.

 

  1. Treine antes

Se estiver sentido que ainda não está firme, treine. Seja na frente de um espelho ou com um amigo. Serviços de simulação de entrevistas também são bem-vindos para quem quer uma ajuda profissional.

 

  1. Faça perguntas relevantes

Quando ao final o recrutador pergunta ao candidato se ele tem alguma, não é apenas um gesto educado. Na realidade, o candidato pode realmente utilizar a oportunidade para tirar uma dúvida. Se o candidato mostra interesse e conhecimento com uma pergunta bem construída, pode se destacar da competição. Tente algo como “como você caracterizaria a cultura da empresa? ”

Gostou? Acompanhe nosso blog semanalmente para mais dicas e matérias sobre o mercado de trabalho!