A escolha da roupa na hora da entrevista de emprego é tão importante quanto a entrevista, de fato, afinal, é o momento em que você se apresenta para a empresa. E quando se diz apresentação, é analisado o todo, desde o seu comportamento, até a sua vestimenta. A “primeira impressão” entre o candidato e o recrutador é fator determinante para avaliar se o perfil da vaga se enquadra com o perfil do candidato.

Dress code: como se vestir para uma entrevista
É de suma importância que a roupa escolhida se adeque ao estilo da empresa e, para isso, é válido fazer uma pesquisa sobre o perfil da organização, se é mais formal ou informal, para que, assim, possam-se evitar impressões erradas. Do mesmo serve para o perfil do cargo, pois existem áreas de atuação que exigem roupas mais formais e outras mais despojadas. Por isso, pesquisar sobre a vestimenta do cargo que você deseja ocupar otimiza o seu tempo quando for realizar uma possível entrevista. Entenda a diferença entre trajes formais e informais:
Trajes formais
- Blazer;
- Terno e gravata;
- Camisa e calça social;
- Vestidos e saias com comprimento abaixo do joelho.
Trajes informais
- Calça jeans;
- Camisa polo ou social;
- Camisas com mais cores;
- Vestidos e saias com comprimento abaixo do joelho.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre o perfil do cargo ou da organização, é possível investir em vestimentas consideradas básicas que podem ser utilizadas em qualquer situação. Aposte em blazers, ternos, camisas e calças sociais, de preferência em tons neutros como, branco, cinza, preto e azul marinho. Também em sapatos escuros e maquiagem leve. Evite roupas muito curtas, decotadas e chamativas, excesso de maquiagem e bijuterias e sapatos muito altos.
Outro fator imprescindível para passar uma boa imagem à empresa é a aparência e a higiene pessoal. Por isso, é importante que certos cuidados sejam tomados. Se atente ao tamanho da barba e das unhas, que devem ser bem aparadas, aposte em roupas passadas, sem manchas, sem furos e com sapatos devidamente limpos. Invista em sua imagem, ela é o seu “cartão de visitas”.
Essas dicas podem ser o diferencial para você se destacar em uma entrevista de emprego, pois como foi dito no início do texto, a “primeira impressão” é a que vale. Para mais dicas como essa, não deixe de nos acompanhar na redes sociais. •
Por Valquíria Ferreira