Entrevista de Emprego – Presencial ou à Distância?

Entrevistas de emprego à distância têm se tornado cada vez mais comuns no mundo inteiro dadas as suas vantagens em relação as entrevistas presenciais como deslocamento, gasto de recursos estruturais e humanos e de tempo. Além de reduzir os custos, as entrevistas à distância permitem que os candidatos participem das etapas em qualquer localidade, essas entrevistas podem ser gravadas (no caso de videoconferências) com respostas específicas solicitadas pelo recrutador e enviadas para posterior análise.

O recrutador pode optar por qualquer uma das duas modalidades, pois vai avaliar exatamente as mesmas questões (expressão oral, desenvoltura, postura, comportamento, habilidades técnicas etc.) só que por primas diferentes. Mas então qual a diferença entre elas?

Muitas empresas ainda utilizam as entrevistas à distância como uma força de triagem inicial, ou seja, apenas para fazer o pente fino nos candidatos, avaliando casos que seriam muito mais demorados em triagens com vários candidatos, utilizando assim as entrevistas presenciais apenas quando restassem poucos candidatos. Porém, há empresas que mantém todo o seu processo online e nesses casos, o candidato só vai à sede da empresa quando passar em todas as etapas.

As dicas para ambas as entrevistas são sempre as mesmas: Falar com segurança, pesquisar sobre a empresa e a vaga almejada, falar sobre conquistas anteriores e especializações etc. Porém, para as entrevistas online ou por telefone, existe também algumas outras variantes como:

– Escolha do ambiente: Nunca escolha um quarto ou um local muito íntimo para fazer a entrevista online e nem muito barulhento para ambas as entrevistas. A melhor escolha é um escritório ou sala de estar silenciosa.

– Conexão: Em relação as entrevistas online, sempre verificar se sua conexão é adequada para chamadas de vídeo. Ter problemas por causa disso nas entrevistas (a não ser por conta do tempo) não causa uma boa impressão.

– Horários: Para ambas as modalidades de entrevista, sempre marque horários em que você esteja 100% disponível. Interrupções ou pessoas transitando no ambiente atrapalham a sua entrevista.

– Roupas: Em entrevistas online é imprescindível que o candidato esteja devidamente arrumado, assim como se fosse para uma entrevista presencial.