Grafologia: identifique seu perfil por meio da escrita

A grafologia é o estudo que, por meio da escrita, consegue identificar quais são os traços da personalidade de cada indivíduo. Especialistas acreditam que o cérebro, ao enviar estímulos na hora de escrita, inconscientemente esconde mensagens sobre o nosso comportamento e nossas experiências vividas. 

Grafologia: identifique seu perfil por meio da escrita

Grafologia: identifique seu perfil por meio da escrita

Muito utilizada por recrutadores em processos seletivos, a grafologia pode ajudá-los a identificar se o perfil dos candidatos se encaixa ao perfil da empresa, isso porque ela é capaz de fazer uma análise mais profunda sobre eles, sendo assim, uma ferramenta que complementa a própria entrevista. 

Visto que já entendemos o que é grafologia e como ela pode ser utilizada, abordaremos como funciona a sua análise. É importante entender que a grafologia não tem nada a ver se a sua letra é bonita ou feia, e sim a forma como você escreve, que pode ser medida por:

Inclinação – se a sua letra é escrita mais para esquerda, direita ou reta;

Tamanho –  se sua letra é grande, pequena ou média;

Ligação – se sua letra é conexa ou desconexa;

Zona gráfica – como a sua letra preenche o espaço entre as linhas;

Largura – se sua letra é mais estreita ou espalhada;

Direção –  se sua escrita é na horizontal, vertical ou descendente;

Forma – se sua letra é mais decorada, rasurada ou simples;

Pressão – se você escreve de forma mais leve, normal ou forte; 

Velocidade – se você escreve de forma, rápida, lenta ou normal. 

A partir desses pontos citados acima é possível identificar quais são os traços da sua personalidade, como: extroversão, timidez, ansiedade, perfeccionismo, otimismo e vários outros. Então, não adianta você querer forçar sua escrita para se encaixar em pontos positivos que não vai funcionar, afinal, o objetivo do teste grafológico é justamente descobrir fatores implícitos sobre o seu comportamento. 

Confira alguns exemplos práticos de como esta análise comportamental funciona: 

Forma

Pessoas com tendência a terem a letra mais arredondada são mais flexíveis, ou seja, conseguem se adaptar melhor a mudanças. Já pessoas com a letra mais angulada tendem a ser mais inflexíveis e rígidas. 

Velocidade

Aqueles que escrevem em uma velocidade rápida podem ser considerados pessoas mentalmente ágeis, enquanto os que escrevem muito lentamente podem ser considerados como pessoas com falta de iniciativa. 

Se você ainda não teve a oportunidade de fazer um teste de grafologia, tente ao menos uma vez. É importante termos o cuidado de nos conhecermos mais profundamente. No mais, nos acompanhe para se atualizar dos nossos conteúdos e nos siga nas redes sociais. 

A Kaizen Talentos Humanos tem treinamentos e procedimentos focados em desenvolver suas habilidades ao máximo, priorizando aquilo que realmente importa para o seu perfil profissional, para saber mais, entre em contato!

Se você gostou de nossa dicas, continue nos acompanhando. Sigam-nos nas redes sociais @thkaizen. •

Por Valquíria Ferreira

Avaliação de Desempenho: invista nos seus colaboradores