Lembrando 2018 – Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional das Mulheres é uma data que nos anima muito, tanto para realização de campanhas externas para o público feminino quanto para iniciativas internas voltadas para as nossas funcionárias. As mulheres estão cada vez mais ocupando cargos de chefia e liderando equipes. O objetivo aqui, é que além de ações que fazem um excelente homenagem a essa data, os salários sejam sempre compatíveis com dos colegas de iguais responsabilidades e todos tenham entendimento de como as mulheres estão mudando a sociedade e são cada vez mais relevante nos negócios.

Dia Internacional da Mulher - Kaizen Talentos Humanos

Dia Internacional da Mulher – Kaizen Talentos Humanos

Um pouquinho de história…

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher surgiu como uma homenagem a uma série de movimentos a favor dos direitos das mulheres. Em 8 de março de 1857, trabalhadores de uma fábrica têxtil de Nova Iorque fizeram greve exigindo melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres, e foram reprimidos violentamente pela polícia.
No mesmo dia em 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque fizeram uma manifestação para relembrar o movimento de 1857, pedindo o direito ao voto feminino e fim do trabalho infantil. Esse movimento também acabou duramente reprimido.
Em 25 de março de 1911, mais de 154 pessoas morreram, a maioria mulheres, queimadas em um incêndio de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque. A tragédia aconteceu por causa das condições precárias de trabalho e segurança. O acontecimento provocou mudanças nas leis trabalhistas, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.
Foi no ano de 1910, em uma conferência na Dinamarca, que foi instituído o “Dia Internacional da Mulher” na data de 8 de março. O dia é uma homenagem mundial ao movimento pelos direitos das mulheres.

Dia Internacional da Mulher - Kaizen Talentos Humanos

Dia Internacional da Mulher – Kaizen Talentos Humanos

Já que essa data existe para representar a luta das mulheres por melhores condições de vida e de trabalho, igualdade social, política e econômica, gostamos de valorizar as nossas funcionárias e reforçar o significado desse dia, gerando maior impacto para elas e para toda empresa. Um erro bastante comum que observamos nas empresas é o de diminuir as mulher às suas contribuições para a sociedade apenas do ponto de vista biológico.Um exemplo disso é passar mensagens como: “mulher responsável por dar a vida” e outros, deixando a mensagem de que esse é o ÚNICO motivo pelo qual se deve respeitá-la e felicitá-la. As mulheres também devem ser respeitadas e felicitadas por sua contribuição profissional, entre outros. Para que todos esses esforços sejam efetivos, é preciso que o enfrentamento das desigualdades e do machismo seja parte da cultura da empresa. Pouco adianta que o RH realize ações no Dia da Mulher se a empresa não está comprometida com essas questões no seu dia-a-dia. Claro que não precisamos nos limitar ao Dia da Mulher! Além de o mês de março inteiro ser marcado pelo tema da igualdade, essas iniciativas também podem acontecer em qualquer momento do ano. É sempre tempo de melhorar o relacionamento entre os funcionários e promover seu crescimento. Tendo a oportunidade de discutir essas questões dentro da empresa, eles com certeza serão profissionais mais conscientes.

Gostou do texto? Que tal compartilhar com mais pessoas para mudar o comportamento nas empresas? Compartilhe em suas redes sociais!