Não se deixe aterrorizar pelas exigências do mercado

O medo geralmente é causado por algum fator do qual não temos controle. No universo do trabalho, o fator que está em constante mudança e que “apavora” a vida de muitos profissionais é o mercado de trabalho. Então, da mesma forma que o mercado se transforma, as necessidades das empresas se adequam às novas exigências.

Ainda que seja importante a especialização de profissionais em um determinado assunto, os requisitos que estão sendo prioridade frente às empresas são profissionais que saibam fazer um pouco de tudo, ou seja, que agreguem valor a diversos setores de uma organização. 

Não se deixe aterrorizar pelas exigências do mercado

Não se deixe aterrorizar pelas exigências do mercado

Com o intuito de diminuir o seu medo às exigências do mercado, nós separamos algumas dicas para o seu desenvolvimento profissional: 

1 – Saber se comunicar

A comunicação é um fator imprescindível em qualquer área profissional. Conseguir fazer com que alguém escute o que você fala é diferente de fazer alguém entender o que você diz. Se você não conseguir transmitir a mensagem corretamente, isso pode prejudicar toda cadeia produtiva de uma empresa. 

2 – Aprendizado constante

Nunca parede de adquirir conhecimento, por mais que você ache que já chegou em algum objetivo profissional específico. Existem diversos cursos disponíveis na internet que você pode fazer. Profissionais que demonstram curiosidade em aprender coisas além de sua área de atuação, tendem a ser mais valorizados em uma empresa. 

3 – Competências interpessoais

Em uma empresa, as habilidades interpessoais dos colaboradores são colocadas à prova constantemente. Saber controlar as emoções em situações de extrema pressão, ou até mesmo conviver em um ambiente com pessoas diferentes de você, fazem parte do processo de desenvolvimento dessas competências. O profissional que consegue se adaptar facilmente às mudanças, está um passo à frente dos que tem certa dificuldade.

4 – Pensamento crítico

Quando você se depara com alguma situação de emergência, ao invés de agir no impulso para tentar consertá-la, procure desenvolver o seu olhar crítico, ou seja, tente olhar a situação com outra perspectiva e a partir disso, busque razões e argumentos para tentar solucioná-la. 

Espero que a gente possa ter ajudado você a entender alguns requisitos que o mercado espera de um profissional. Para mais conteúdos como esse, nos siga nas redes sociais. 

A Kaizen Talentos Humanos possui vários serviços que ajudam você a se tonar um profissional completo, por estarmos há mais de 10 anos desenvolvendo talentos, nós temos experiência para transformar você em um profissional que se encaixe nas exigências do mercado de trabalho. Junte-se a nós!

Por Valquíria Ferreira

 

Avaliação de Desempenho: invista nos seus colaboradores