Plano de carreira: como usar isso para alavancar sua vida profissional?

Muito se fala hoje em dia sobre a importância de encontrar um trabalho que faça a diferença. Mais do que um salário, esse serviço deve contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Mas o que muitas pessoas esquecem é a importância de se ter um plano de carreira.

Com certeza em algum momento já ouvimos falar desse termo, mas em si poucos compreendem a relevância disso. Plano de carreira é um programa que estrutura o caminho que você vai fazer ao longo da sua vida para atingir um determinado objetivo.

Esse conceito é muito associado às empresas, que direcionam os funcionários para cargos de acordo com o seu desempenho. Mas um plano de carreira pode ser feito pela própria pessoa, independente do trabalho ou o tempo de mercado.

Uma coisa é certa: quanto mais cedo pensar nisso, maiores serão as chances de se obter resultados eficazes. Mas isso não significa que uma pessoa com muitos anos de mercado não possa criar um plano de carreira.

Investir nisso é direcionar seus esforços e a sua dedicação em direção aos seus objetivos. Como aquele resultado pode representar estar mais próximo ao seu sonho?  Como aquele trabalho contribui para atingir a minha meta? Com o plano de carreira essas perguntas serão respondidas.

A importância de um plano de carreira

Existem dois tipos de plano de carreira: o desenvolvido pela empresa e pela própria pessoa. O da empresa é elaborado dentro daquele negócio, já o da pessoa pode ser realizado em qualquer momento.

E qual é o mais importante? O plano de carreira mais significativo é o desenvolvido pela própria pessoa. Isso porque muitos profissionais não compreendem o que realmente desejam como profissionais. Essa falta de clareza de objetivos e autoconhecimento prejudica e muito o desenvolvimento de qualquer pessoa profissionalmente.

Por exemplo, um profissional que deseja uma posição de liderança em uma empresa. Se não há um plano de carreira, essa pessoa não vai entender que precisa ter determinados resultados. Ou então desenvolver uma característica pessoal, como inteligência emocional, por exemplo. Sem um plano de carreira, fica difícil encontrar os pontos que precisam ser melhorados.

Como elaborar um plano de carreira?

Agora que você já compreendeu a importância de um plano de carreira, chegou a hora de desenvolver o seu. Comece estabelecendo o seu objetivo, ou seja, descobrindo o que quer para a sua vida profissional.

Após estabelecer esse objetivo, analise o caminho para você chegar a esse objetivo. E, além disso, que características precisam ser desenvolvidas por você ao longo desse tempo. Pontualidade? Saber lidar com críticas? Tomar decisões sob pressão? São diversos pontos seus que devem ser analisados de acordo com o que você deseja.

Esse plano pode levar um tempo a ser desenvolvido por você, mas assim que concluído deve ser praticado. Sempre analise seu plano, verificando se está indo de acordo com o que você planejou. Todos sabemos que há imprevistos, mas tendo uma meta em mente fica fácil encontrar formas de voltar ao caminho certo.

E se a sua empresa também desenvolveu um plano de carreira, você deve alinhar com o seu. Isso ajuda a melhorar sua compreensão de como deve ser a sua carreira ao longo do tempo. Lembre-se: qualquer pessoa pode fazer um plano de carreira, basta compreender o seu objetivo.

Percebeu a importância do plano de carreira na sua vida profissional? Se quiser ter mais dicas sobre carreira e muito mais, acompanhe aqui. E lembre-se de ver as nossas redes sociais.

Como melhorar sua empregabilidade para conseguir ou manter o seu emprego?Reuniões de Equipe - Kaizen Talentos Humanos