Qual a expectativa do mercado de trabalho para 2019

Muita gente ficou preocupada com a baixa do mercado de trabalho dos anos anteriores. As taxas de desemprego ainda são altíssimas, mesmo nesse período de lenta retomada da economia. Por outro lado, com essa melhora, as empresas tenderão a se reestruturar e planejar, dando espaço para cargos que suprem essas necessidades. Grande parte dessas áreas vai requerer profissionais que sejam multitarefas e dinâmicos. Entre elas estão:

  • Gerente de Desenvolvimento de Negócios (Comercial)

Responsável por definir a política e estratégia de execução com a liderança da empresa com foco em buscar novas frentes de negócio, desenvolver contas estratégicas e gerar oportunidades ainda não trabalhadas. Cresce por conta do reaquecimento da economia, cujo um dos principais gatilhos é a área comercial.

 

  • Especialista em Remuneração (Recursos Humanos)

Analisa, cria e/ou atualiza faixas salariais de diferentes níveis hierárquicos da empresa e valida prática de concorrentes e outros mercados. Área fundamental para engajar profissionais e tornar a companhia competitiva neste movimento de aquecimento de mercado. Cresce a partir da vontade das empresas de não perderem seus colaboradores, principalmente em cargos de gestão.

 

  • Consultor de Investimentos (Serviços Financeiros)

Gerencia uma carteira de investimentos. O volume de agentes autônomos que o mercado necessita atualmente é gigantesco. Com o acesso livre de todo tipo de investidor a uma cultura de investimento, o profissional que realmente sabe o que dizer e como direcionar pessoas para investir é um grande diferencial. Cresce num momento em que a cultura do investimento está sendo amplamente estimulada.

 

  • Analista de Marketing Digital (Marketing)

Desenvolve estratégias de marketing e identidade visual de empresas, definição de posicionamento das marcas e de canais de comunicação específicos para cada público, estudo de tendências do mercado e definição de campanhas para promoção de produtos e serviços. Cresce no mercado num momento em que as redes sociais se tornaram um importante canal não apenas de vendas, mas também de contato direto com o cliente.

 

  • Gerente de Qualidade (Farmácia)

Responsável por implantar o sistema de “Boas Práticas de Fabricação”, uma vez que os órgãos regulamentadores estão cada vez mais exigentes e burocráticos. Prepara também a empresa para auditorias internas e externas, controle de mudanças, qualificação de fornecedores e suporte ao Controle de Qualidade. Cresce pelo endurecimento das regras e burocracias de órgãos como a ANVISA, uma tendência que está em alta.

 

  • Advogado de Compliance (Jurídico)

Institui normas de governança, define limites para a conduta de profissionais e os procedimentos da empresa, aplica normas instituídas por matriz estrangeira e fiscaliza operações políticas, fiscais ou morais de assuntos relacionados à empresa. Cresce no mercado por conta do cenário político rígido em relação a ética das empresas.

Plano de Carreira