Reflexão sobre emprego e empregabilidade: Como melhorar sua empregabilidade para conseguir ou manter o seu emprego?

Estamos vivendo um momento onde, o tempo todo, precisamos aumentar a nossa empregabilidade, uma vez que os critérios para determinar a escolha no fechamento de uma vaga ou na manutenção do seu atual cargo, se dá por pequenos diferenciais. Por isso, dizemos que “o escolhido será sempre quem possuir a melhor empregabilidade”.

Vamos com algumas dicas para desenvolver ou manter sua empregabilidade alta:

•    Autoconhecimento
•    Desejo de melhoria
•    Desenvolver o CHA (competências, habilidades e atitudes)
•    Formação
•    Atualização constante
•    Melhora do marketing pessoal
•    Aumentar a rede de relacionamentos

Temos diversas ferramentas para analisar seu pontos de melhoria, vamos agora indicar uma fácil e bem interessante: a Análise SWOT (Fortalezas – Fraquezas – Oportunidades e Ameaças). Procure saber mais e execute com atenção! Com a ferramenta pronta, nosso desejo de melhora deve ser o próximo ponto – Atitude! Existe algo hoje que te faz se auto sabotar? Tem algo que precisa desenvolver que não depende de você? Quais são as suas limitações? Você se surpreenderá ao perceber que, em quase todos os pontos a desenvolver, dependemos somente da nossa vontade.Que é uma forma de manter a empregabilidade alta e seguir brilhando e alcançando metas.

Para melhorarmos o nosso marketing pessoal e a nossa rede de relacionamento, temos que vender sempre a nossa melhor marca, nosso melhor “eu”. Saber sempre o que o mercado precisa, e vendermos isso no nosso dia-a-dia.  Mas lembre-se: estudar e se atualizar faz parte de todo profissional com bom índice de empregabilidade. Estamos no mundo da informação e do conteúdo, e só se manterá ativo no mercado quem souber e estiver capaz de compartilhar conteúdo de qualidade. Seu marketing será completo se tiver real competência/conteúdo para “vender”.

Invista em você: esteja sempre atento à sua empregabilidade!

Plano de Carreira