Reuniões de Equipe

Fazer uma reunião de trabalho em equipe é uma excelente ferramenta gerencial, para conduzi-los aos objetivos desejados pela empresa. Aqui na Kaizen Talentos Humanos a gente acredita em crescer juntos.

Aqui embaixo te damos 10 razões para fazer as suas reuniões de equipe, e mais algumas fotos da nossa galera, super compenetrada e focada!

Razão #1 Informação:
Informar sua equipe sobre alguma mudança no planejamento da empresa, parcerias, novos contratados, novos clientes, novos projetos. Este tipo de reunião nem precisa ser longa para ser eficiente. O objetivo é unificar a informação e replicar a todos os participantes. Vale a pena também estipular um tempo para tirar às dúvidas da equipe.

Reuniões de Equipe - Kaizen Talentos Humanos

Reuniões de Equipe – Kaizen Talentos Humanos

Razão #2 Consulta:
Muitas vezes o engajamento da equipe é mais do que necessário quando se tem uma ideia nascendo. Nada melhor então do que se fazer uma reunião intersetorial, para consultar todos os setores em relação a viabilidade deste novo trabalho em equipe. Uma reunião de consulta, deve permitir um espaço para ouvir os prós e contras do grupo, fazendo-os se sentirem parte do projeto desde o início.

Razão #3 Analisar e resolver problemas:
Uma reunião de trabalho em equipe para discutir causa de problemas de processo, vendas, atendimento, insatisfação ou qualquer coisa que não esteja correndo bem na sua empresa é uma excelente ferramenta. Nunca termine uma reunião dessas sem ao menos uma solução (plano de ação) e conduza com muito cuidado para evitar “lavagem de roupa suja” entre setores ou pessoas.

Reuniões de Equipe - Kaizen Talentos Humanos

Reuniões de Equipe – Kaizen Talentos Humanos

Razão #4 Mediação:
Se você percebe que algo não vai bem entre pessoas do mesmo setor, ou diferentes, é hora de fazer uma reunião de mediação para se discutir e conciliar pontos de vista, evitando fofocas corporativas, antes que o clima do setor ou mesmo da organização como um todo vá por água abaixo. Lembre-se que o objetivo aqui é permitir que as pessoas exponham suas ideias (sem agressões) e reflitam sobre elas.

Razão #5 Persuadir:
Agora não tem jeito, você tem que literalmente vender uma ideia! Convoque uma reunião para que você possa se comunicar de maneira persuasiva, ou seja, usar de todos os recursos lógico-racionais-emocionais para convencer alguém de que você tem razão. Agora atenção, seus argumentos devem estar muito bem preparados (abuse de gráficos e apresentações visuais) e, principalmente, em um estado emocional equilibrado para lidar com questionamentos e objeções;

Razão #6 Integração e formação de equipe:
Nada como receber novos colaboradores ou iniciar novos projetos numa reunião de integração. Aqui são expostos os valores da empresa para que todos possam estar cientes do que é importante em cada processo, planejamento e para o cliente. Valorize cada pessoa e setor. Deixe-os livremente se apresentar, expor o seu papel e importância na rotina da empresa. Os novos colegas e novos projetos se sentirão ‘em casa’ e bem recebidos e, consequentemente, terão um desenvolvimento melhor.

Razão #7 Treinar e desenvolver projetos:
Muito se discute sobre qualidade de mão de obra, mas ainda pouco se faz na maioria das empresas. Treinamentos muitas vezes são vistos como custo e não investimento. Porém, se você sente que sua equipe precisa de mais conhecimento ou desenvolver habilidades para que um projeto corra bem, não hesite em fazer uma reunião de treinamento. Faça uma apresentação das novas informações, proponha exercícios e dinâmicas. Sua equipe se sentirá valorizada em receber conteúdo de qualidade e mais comprometida com o trabalho em equipe.

Reuniões de Equipe - Kaizen Talentos Humanos

Reuniões de Equipe – Kaizen Talentos Humanos

Razão #8 Tomada de decisão:
Se você tem dificuldade em decidir sozinho, convoque reuniões com colegas e pessoas com o mesmo grau de conhecimento e análise de ambiente, cenários, fatores interno e externo que podem envolver determinada situação em que você não se sinta confiante para decidir. Jamais saia de uma reunião deste tipo sem um plano de ação.

Razão #9 Feedback:
Parece simples, mas não é! De tanto mau uso, já vi pessoas em empresas que parodiavam a expressão para designar que recebeu uma bronca ou um “puxão de orelha”. Aqui vai a dica: antes de convocar uma reunião destas, reflita se você conhece as técnicas de “feedback”.

Reuniões de Equipe - Kaizen Talentos Humanos

Reuniões de Equipe – Kaizen Talentos Humanos

Razão #10 Motivação:
Uma das reuniões mais importantes para se quebrar a rotina e unificar o trabalho em equipe, liderando-os rumo às metas da organização, é fazendo uma reunião motivacional.

Aqui é o momento para se usar e abusar de dinâmicas para descontrair: vídeos motivacionais, música, petiscos ou cafés bem sortidos e muita gratidão.

Não se esqueça de reconhecer e mostrar os resultados obtidos e nunca, JAMAIS, falar de problemas ou criticar alguém.

Lembre-se do mantra de Dale Carnegie, em seu livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” é lei: “Não critique, não condene, não reclame”.

ATENÇÃO:
Caso no momento, você não precise da contribuição de outra pessoa ou grupo, ou o tipo de informação pode ser comunicada de outra maneira com a mesma eficácia, então você realmente NÃO precisa convocar uma reunião de trabalho em equipe.
Envie um e-mail, faça um telefonema ou mesmo uma pesquisa no Google e bom trabalho!

Uma Excelente reunião e até a próxima! Se gostou do artigo, ou acredita que possa ajudar outras pessoas, não deixe de compartilhar!

Kaizen Talentos Humanos noFórum Cultura +Diverisdade